Diversidade LGBT

Diversidade LGBT


No contexto de uma sociedade naturalmente diversa torna-se fundamental e imprescindível a promoção de práticas de inclusão da diversidade.

A consulta Diversidade LGBT procura promover o acompanhamento psicoterapêutico qualificado e atento às necessidades específicas da população lésbica, gay, bissexual e transgénero (LGBT) e dos seus familiares.

Fotografia: Brooke Cagle - Ilustração: Quibe

Porque procurar consulta em Diversidade LGBT?

Muitas pessoas LGBT e os seus familiares deparam-se com questões complexas e específicas relativas à orientação sexual ou identidade de género, questões que são muitas vezes agravadas por experiências de descriminação numa sociedade cuja vivência é predominantemente heterossexista. Esta consulta é assim um recurso que promove processos de exploração, definição e aceitação da diversidade sexual ao nível individual e ao nível das relações sociais, de casal e família.

Conheça as problemáticas mais comuns na intervenção clínica da diversidade LGBT.

Fotografia: Stanley Dai - Ilustração: Quibe


Coming Out

Processo de reconhecimento, aceitação e integração individual da orientação sexual. Processo de revelação/afirmação social da orientação sexual.


Homofobia Internalizada

Sofrimento que muitas pessoas LGBT vivenciam nalgum grau, pela incorporação de crenças negativas relativas à homofobia como resultado da convivência numa sociedade heterossexista e homofóbica.


Solidão e Isolamento

Sentimento de solidão e isolamento social na construção da identidade ou da orientação sexual. Expectativa da rejeição de familiar e amigos. Falta de suporte e apoio das famílias, amigos e comunidade.


Gestão Emocional

Comportamentos auto-destrutivos, como estratégia de lidar com o sofrimento da experiência de descriminação da orientação/identidade sexual. Insucesso ou abandono escolar.


Identidade & Desenvolvimento Pessoal

Promover a identidade positiva no processo de definição da orientação sexual/identidade de género.


Discriminação Social e Familiar

Discriminação/Rejeição sociais, profissionais e familiares resultantes da afirmação da orientação/identidade sexual. Bullying homofóbico.