Terapia de Casal

Terapia de Casal


Na Terapia de Casal o objectivo é o restabelecimento ou a criação de uma relação de casal mais completa, equilibrada e harmoniosa. No entanto, pode também servir o propósito de promover uma “boa separação”, quando o casal decide que se extinguiu a sua relação e se quer separar mas pretende amortecer o impacto de questões difíceis que possam dificultar essa transição.

De uma forma geral, nas sessões de Terapia de Casal, procura-se conhecer e clarificar a base de insatisfação da relação. Para isso, cada um dos elementos tem tempo e espaço para a definição das suas queixas e necessidades, que são, por vezes, diferentes.Encontrados os objectivos comuns, procura-se repor ou criar padrões de comunicação e interacção mais eficazes, que permitam uma dinâmica conjugal de maior realização, assente numa base emocional mais equilibrada e estável. A terapia de casal serve qualquer casal em qualquer etapa ou situação, em fase de namoro, em união de facto, casado, em relação aberta, insafisfeito ou medianamente satisfeito.

Fotografia: Nicholas Gercken - ilustração: Chad Coombs

Quando procurar a Terapia de Casal?

A atualidade coloca duros desafios aos casais de hoje. As pressões e exigências diárias esmagam com frequência o espaço do casal deixando-o sem tempo e recursos para investir na optmização do seu funcionamento ou na qualidade da sua relação. A par das condicionantes impostas pelo ritmo da sociedade o casal tem também o desafio da sua própria mudança ao longo dos tempos e das mudanças individuais de cada um dos seus elementos.

Por estas razões, é tão natural, que ao longo da sua história, o casal se possa desencontrar e a insatisfação e o conflito ganhem presença. É então altura de procurar ajuda se dá por si frustrado com a sua relação e se a sua vivência de casal não corresponde ao ideal de relação que tinha para si.

Compreenda as problemáticas mais comuns na intervenção clínica entre casais nas diferentes fases de uma relação

Fotografia: Redd Angelo - ilustração: Ana Pina


Gestão de Rotinas

Monotonia, gestão do dinheiro, educação dos filhos, articulação de projetos comuns e individuais.


Comunicação

Dificuldades de comunicação, discussões frequentes, conflitos relativos às famílias de origem.


Sexualidade

Insatisfação na sexualidade.


Mudança e Adaptação

Transições de etapas de vida normativas  e/ou não normativas como stress profissional, condições psicológicas ou físicas de um ou ambos; mudança de país; infertilidade; processos de adopção; interrupção voluntária ou involuntária da gravidez.


Violência e Desconfiança

Violência no namoro e no casamento; infidelidade, cíume, desconfiança.


Afastamento Emocional

Insatisfação no casal, falta de projectos e objectivos de vida comuns.